4 profissionais de marketing digital que você tem que conhecer!

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 6 de novembro de 2013

Para direcionar os investimentos em marketing digital corretamente, é necessário ter conhecimento sobre as estratégias que melhor se aplicam à realidade do seu negócio. Mesmo em parceria com uma agência digital que oriente, planeje, execute e meça o retorno no investimento (ROI) para você, enquanto empreendedor é necessário ter uma compreensão, mesmo que generalizada, sobre o que é proposto para o seu negócio. Assim é possível validar ou reprovar ações conforme a linha estratégica da sua empresa, além de guiar corretamente os profissionais envolvidos no projeto.

Por isto, selecionamos 4 profissionais brasileiros de marketing digital que você tem que conhecer. Confira quem são eles, quais os seus feitos e como eles podem ajudá-lo a adquirir conhecimento!

Gil Giardelli

Defensor e difusor da inovação digital, colaboração humana, economia criativa e da sociedade em rede, o professor, coordenador e curador de projetos na ESPM – Escola Superior de Publicidade e Marketing, uma das instituições mais renomadas do mercado publicitário brasileiro –, blogueiro da HSM, Você S/A e CEO da Gaia Creative, Gil Giardelli, é referência em marketing digital.

Giardelli já realizou palestras no renomado evento TEDx – programa de eventos locais, sem fins lucrativos e realizado de forma independente pelo TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) com objetivos de difundir “ideias que merecem ser espalhadas” – e publicou estudos, com a colaboração de seus alunos, sobre crouwdsourcing, gerenciamento de crises, monitoramento e métricas em redes sociais, além de livros sobre inovação digital. O renomado empreendedor ainda é autor do livro “Você é o que você compartilha“, que defende a “era da participação”. Em sua obra ele trata sobre como fazer negócios no mundo colaborativo, aproveitar a economia criativa, o poder da criação coletiva, ativismo digital, dentre outros assuntos que irão orientá-lo sobre o novo comportamento consumidor.

Martha Gabriel

Integrante da lista dos 100 professores especialistas em tecnologia do mundo pela Online Universities; entre os 50 profissionais do mercado digital brasileiro mais inovadores do mundo pela ProXXIma; e rankeada entre os 50 Marketing Blogers mais influentes do mundo, a premiada Martha Gabriel,é palestrante – inclusive do TEDx –, coordenadora do MBA em Marketing da HSM Educação, colunista de portais renomados na área como IDGNow!, Administradores.com e Cidade marketing, é também autora de 5 livros, incluindo o best-seller “Marketing na era digital“.

ingage-martha-gabriel

Fábio Ricotta

Há 8 anos no mercado digital, Fábio Ricotta é especialista quando o assunto é o complexo SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de sites de busca, o recurso responsável por colocar o seu site organicamente na primeira página dos buscadores). Consultor, palestrante e professor do curso de SEO, realizado por sua empresa Mestre SEO, Ricotta se propõe a desmitificar e capacitar pessoas em sua especialidade.

Conrado Adolpho

Autor de um dos livros de marketing digital brasileiros mais lidos, o Google Marketing, que teve sua primeira edição em 2006, Conrado Adolpho é referência no assunto. Palestrante internacional nos maiores eventos da área, Adolpho se consolidou com a qualidade do conteúdo difundido ao facilitar o entendimento do marketing em ambiente digital a qualquer pessoa interessada, mesmo as iniciantes.

A última versão de seu livro, no entanto, passa a se chamar “Os 8 Ps do Marketing Digital” e traz como inovação a metodologia desenvolvida pelo autor, testada e aprovada em diversas empresas. A obra faz uma analogia aos 4 Ps do Marketing, que no contexto digital são apresentados como Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão. O método é um facilitador para o entendimento dos processos interligados que compõem uma estratégia de presença e vendas no mundo online. O livro também se tornou curso, realizado em São Paulo e em outras capitais no estilo road show. Para quem não possui fácil acesso às localidades onde as aulas são ministradas, a versão online é uma excelente opção.

Agora que você já conhece os nomes brasileiros referência no assunto, vale a leitura de suas obras, realização dos cursos e o acompanhamento de publicações em blogs e redes sociais dos autores, em especial o slide share, que contém apresentações completas sobre o tema!