4 dicas de qualificação de leads que você precisa saber

Gabriel Motta
Gabriel Motta - 3 de setembro de 2015

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A qualificação de leads é uma importante parte do processo de vendas em uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é responsável por separar os contatos que possuem maior intenção de compra daqueles que ainda não estão preparados para fechar negócio. Com essa técnica, é possível identificar os leads que estão dentro do fit e do perfil de cliente da empresa, mas não estão no momento certo para serem abordadas pelo time de vendas.

Antes de implementar a qualificação de leads na sua estratégia, é preciso refletir sobre o produto/serviço que a sua empresa oferece. Quem realmente precisa disso? Quais as características do contato comercial ideal para seus vendedores? É muito importante gerar leads que realmente possam ser bem atendidos pela solução que você tem e isso abrange desde o porte da empresa até o cargo do tomador de decisão. O filtro começa na produção de conteúdo, o que nos leva a estas 4 dicas de qualificação de leads. Anote aí!

Foque a sua produção de conteúdo

Quando seus leads são nutridos desde o começo com informações de qualidade e direcionados para sua realidade, as chances da estratégia gerar melhores resultados é muito maior. A criação de uma boa persona é um passo importante nesse aspecto e se você ainda tem alguma dúvida sobre isso, conheça as nove perguntas que você deve fazer para gerar suas Buyer Personas.

Definindo um funil de vendas

A definição de um funil de vendas é outro passo muito importante para a qualificação de leads. Através dele, é possível determinar o conteúdo ideal para cada momento do seu lead ao longo do caminho, desde a fase de conhecimento até a decisão de compra.

Normalmente, o funil é dividido em três partes: topo, meio e fundo, sendo o topo o primeiro contato do lead com sua empresa e o fundo o momento mais próximo da compra. Com o conteúdo certo para cada fase, você pode otimizar a nutrição das leads e gerar melhores resultados — neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre o funil de vendas.

Automatize o marketing da sua empresa

Utilizando um software de automação de marketing, como a brasileira RD Station ou a norte-americana Hubspot, você consegue ter em mãos importantes ferramentas para a qualificação dos leads, tais como a nutrição automática e o lead scoring, um sistema de pontuação para qualificar seus leads.

Monitore seus leads mesmo após a compra

As informações que um lead gera após fechar negócio com você são muito importantes para melhorar sempre sua estratégia. Por exemplo, se você identificou que os leads que baixaram os e-books A, B e C normalmente convertem, preste mais atenção aos leads que já consumiram esses materiais, mas ainda não fecharam negócio.

Cada uma dessas dicas é fundamental para melhorar a qualificação de leads da sua empresa e auxiliar o time de vendas a gerar ainda melhores resultados. Lembre-se sempre de focar em quem realmente pode ser atendido pelo seu produto e obter os resultados que você promete. Isso é fundamental!

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